2006-12-07

I

Nasci pequeno
Do tamanho que se quer a quem nasce
Pela barriga com o cordão ao pescoço
Moniz contemporâneo entregando a ponta ao destino

Da árvore do nascimento
Até ao chão do pomar
Sente-se o calor da fermentação
Fruto de sabor alcoólico

Maçã negra de Inverno
O Inverno existe em pensamento
Pensamos em chuva e chove
O que nos faz pensar em tanta água?

Rebelde cinzento, como se existisse o cinzento
Como se cor fosse cor
O olho detecta o câmbio
O passar de um estado a outro
E a outro

De um lado o passado
Todo ele coisas internas
Sensações
Partidas
Travessuras de uma memória devassa

Escorre em mim essa água interior
Enxurrada que desagua em rios menores
Capilares que se perdem em extremidades de vida

Os quatro elementos
O Ar
A Terra
O Fogo
E o Éter que justifica o desconhecido
Meu caro Mendeliev que os atirou prá tabela
Cento e tal coisas que aprendi com medo de não entender

Do fogo tenho noções
Aquecimentos que me fazem companhia
De dia
De noite o calor é outro
Desassossego
Aperto o lençol da cama como se fosse minha mãe
Mas não sou
Sou eu



Nem a cama é cama
É a ideia que dela ficou
Da cama e de tudo o resto
Do berço que não me lembro mas sei que existiu

Fada madrinha
Anjo da guarda que eu guardo debaixo do colchão
E a mão que lá o colocou
Era eu menino
Talvez nem isso

Dorme bebé vem fazer ó ó
Dorme, dorme meu menino
Agora que já és homem

3 comentários:

Titá disse...

Para mim, que sou CAtólica e muito pouco consumista, hoje, dia de N. Sra. da Conceição é que é o Dia da Mãe.

Naõ podias comemorar este dia d e melhor forma!

Adorei este poema...amo a tua sensibilidade

Obrigada por seres meu irmão.
Beijinhos e bom fim de semana e aquele nosso abraço enorme e apertado... de sentir o coração um do outro ;-)

P. Guerreiro disse...

Nunca a esquecerei...Sinto saudades...Tenho pena dela não ter conhecido a Mariana. Às vezes finjo que acredito e imagino-a lá em cima velando por nós.
Um beijo grande para ti!

Titá disse...

MAs ela está a velar por Vós. Sempre velou,e acredita por favor, é o anjo da guarda de MAriana e olhará por ela como sempre olhou por ti.
Um beijo