2006-10-15

Fátima... E as pessoas


Não foi a fé que me moveu mas sim a amizade. A amizade por alguém que nos acompanhou a Cuba com uma gravidez de sete meses. Correu tubo bem e eu desconheci a promessa até que há dois meses me foi revelada. "Paulo! A Lénia prometeu, mas queria que fossemos todos.", todos significava os que tinham estado em Cuba, em Outubro do ano passado...Entre furacões.
Eramos sete...Fomos oito...Entretanto a Rita nasceu. Óptimo fim de semana, entre peregrinos e pessoal em descanso. Revi Fátima, Batalha, Alcobaça, Nazaré e Caldas da Rainha, pelo meio ficaram um sem número de pequenas terras que o nosso povo teima em habitar.
Tirei algumas fotos e reparei que em Fátima só as pessoas tinham sido o alvo da minha objectiva. A esses modelos anónimos e involuntários eu agradeço e peço desculpa pela ousadia.


A todos voçês uma boa semana...E o meu olhar sobre as pessoas, em Fátima.

P.S. A última fotografia está cá porque eu não resisti...

7 comentários:

Miguel Baganha disse...

Esperança, fé, dedicação...a força plena de uma energia renovadora captada pelo teu olhar...

Que bela forma de se começar o dia, Paulo. Gostei imenso das fotos, fez-me recordar uma época em Fátima...uma época feliz.
Obrigado...

É sempre bom passar por aqui!

Um abraço...e uma musica:
" BLUESETTE "- Toots Thielemans

Boa semana!

Miguel

Isabel disse...

Do que eu mais gosto em Fátima, que me desculpem os que sentem de outra forma, não é o local sagrado não é a capela, não é sequer Nossa Senhora de Fatima. Do que eu mais gosto em Fatima é dos peregrinos, das gentes de pura fé... isso sim eu gosto em Fátima. Mais que do sitio gosto do caminho de fé que os peregrinos precorren para lá chegar, da alegria que lhes vejo no olhar à chegada, da fé e da paz com que cantam a Nossa Senhora em quem acreditam e em quem depositam um mundo inteiro de esperança. É disso que eu gosto.

Disso e de quem escreve Fatima como tu escreveste.
Obrigada.

Isabel

pb disse...

belas imagens, primo. Estive lá ha 2 meses, fui com a minha velhotita emprestada e com a minha filhota, apesar de não ser praticante, gosto de lá ir, sinto-me bem, sinto paz. um abraço e boa semana de trabalho

Titá disse...

Pois é meu Irmão, Fátima é isto mesmo que retrataste nestas fotografias(excelentes): fé, sacrificio, dor, solidão, tristeza, desespero, mas também beleza, candura e emoção.
Sei que não és crente, mas viveste aquele santuário como muitos crentes não o fariam e, na minha opinião de crente, viveste como se deve viver e voltaste concerteza com mais paz e tranquilidade dentro de ti.
É esta sensibilidade, este respeito pelos outros, que faz de ti o Homem extraordinário que és.
Quanto aos teus amigos, que fizeram a promessa, estou-lhes eternamente grata, pois acredito que a N. Sra olhou por ti, por minha sobrinha e minha cunhada nessas horas de aflição.
Para esses Amigos, o meu bem haja e um beijo, para Vocês...aquele abraço.

Leticia Gabian disse...

Guerreiro,
Lindas fotos. Há muita beleza nas pessoas comuns, anônimas. Deixam a gente a pensar na vida de cada uma delas, nos seus prazeres, suas frustrações, suas alegrias, suas mazelas...e assim, esquecemos um pouco de nós.
Um beijo

P. Guerreiro disse...

Para ti mana um abraço especial. Enquanto não te encontro no messenger um beijo muito grande. Já reparaste na quantidade de pessoas que pede para voltares?....

Titá disse...

Mano, é verdade! Estou até comovida com a simpatia de tanta gente. Afinal valeu mesmo a pena este ano e meio por aqui e afinal, deixei muita coisa positiva e por isso, por tudo isto, sinto-me muito tentada a mudar a decisão...só que depois..lá me cruzo com uma ou outra palavra, um ou outro escrito cinico e que me desilude muito mas que assusta ainda mais.
Olha tudo isto acabou. Hoje, começa um novo ciclo e vai ser bom..já a está a ser bom...o blog? depois se vê.