2006-10-27

Sala de espera

Sala de espera do posto médico, de um posto médico. Está quase vazia, apenas eu e mais duas pessoas, duas senhoras que conversam, de doenças, dos filhos, dos divórcios dos filhos, dos netos, da vida difícil que está destinada aos novos, sim porque para elas o que têm basta e a morte não está longe.
A filha divorciou-se, ela que estava tão bem, só porque o marido bebia um copinho de vinho. Tinha uma vida de rainha, levantava-se tarde e ia para o café o dia todo, “E não faltava nada naquela casa, levava-me a passear e ficávamos em hotéis caros e comíamos em restaurantes finos, nunca teve problemas de dinheiro…Foi uma pena…A separação…Os meus queridos netos.”. Agora vive mal, teve gémeos da segunda relação e o dinheiro anda contado, “Se a sua filha se divorciou lá tinha as suas razões. Não há mulher nenhuma que tome essa decisão sem ter razões fortes…Só quem lá está é que sabe o que se passa.”. Esta sentença, proferida pela outra mulher, deixou um silêncio com significado.
Entretanto chega mais gente, fala-se de cães, de doenças de cães, de hospitais para cães, de médicos para cães…”O meu até chora! É como um filho. Quando ele desaparecer nem sei como será.”.
Dos cães para as vizinhas, para as traições das ditas, para as relações atribuladas entre mulheres desocupadas, “Deus é que sabe e nunca dorme.”.
Eu também não durmo, estou sentado à espera, preciso de uma credencial. Sinto o tempo a passar mesmo sem ter relógio, não preciso dele para o sentir, ao tempo. Pelo estômago sei da hora de almoço. A conversa decorre agora no guichet. Sabes o que aconteceu à Laurinha? Partiu uma perna! Com aquela idade é um problema. Se é!
Lá fora, o céu ferido no seu plástico cinzento, deixa escorrer insolente as águas certas de Outono. Há seis anos atrás também choveu assim.
Ouço o meu nome, é a minha vez? Sim pode entrar!

4 comentários:

pb disse...

salas de espera para consultas, conheço bem, fala-se de tudo e de tudo se ouve...espero que esteja tudo bem contigo, um abraço e bom fim de semana

Titá disse...

Descreveste lealmente a sala de espera do posto onde vou. Excelente!
Beijoca

naturalissima disse...

Como sempre igual a si mesmo!
Mais um excelente "ensaio"...
cinematográfico até...Continuas a ser, tal como gosto, a escrever e descrever histórias fantasticas.
Já vi que tens aqui muito mais para se ler... vou fazê-lo com mais calma, logo que tenha disponibilidade.

Um beijinho
Daniela

Isabel disse...

São assim as salas de espera, por serem salas de espera, o tempo passa mas nada se passa senão esperar.
Termina a espera é a nossa vez, nas salas de espera a na vida não é?

Isabel