2006-10-20

Hoje um poema


É chegada a vez de um poema, desacerto, lamento, confissão, vulgar desabafo, encontro no espaço…se ainda estiver livre…
A alma rende-se de novo ao improviso, à divagação. O ser narrativo que sou perde-se no deserto metafórico. Onde está o significado da palavra? Da palavra que me sai, balbucio, resmungo, assobio, grito, degluto…Todo eu sou ouvidos para essas palavras escritas em papel digital, virtual, como nos sonhos.
Todo eu tenso, músculos, cérebro, concentração na leitura, na viagem, nas descrições.
Que dizer dos adjectivos com que vestiram os substantivos?
Os substantivos que sou eu e tu…E todas as coisas…E tantas são elas!
Hoje um poema, daqueles que não rimam, que não concordam no tom, que desafinam no som.
Hoje aquelas palavras que me fazem sentir importante, que me fazem sofrer.
Diz-se da poesia o mesmo que se diz de Deus…Está em toda a parte, é omnipresente. Alguém mal disposto chamar-lhe-ia “Melga!”.
Quem a lê, lê quando lhe apetece, quem a faz segue outros procedimentos. A poesia é feita por loucos, mistura de sons e conceitos.
Chegou a vez de um poema…Eu acredito que sim. Um que conte o infortúnio lusitano, que nos prometa o futuro, nem que seja em castelhano…
…Existem sondagens…
Poderia ser um poema rebelde, sem origem nem destino, Easy Rider…
Letras formando palavras, correndo livres, montadas numa caneta transformada.
Alterei-lhe a capacidade do deposito de tinta, modifiquei-lhe o aparo de modo a diminuir o atrito, prolonguei-lhe o tamanho e dei-lhe cores matizadas, metalizadas, modernas…Isso existe?...Sei lá!
Tenho tudo o que preciso, sou louco, não controlo o que escrevo e deixo-me levar pela mão.

O poema acabou…Acabei de o escrever…O lamento, a confissão, tudo foi dito.
Hoje foi assim!
Amanhã?...


P.S. Um bom fim de semana, um texto e um céu alentejano.

(foto: no quintal...)

6 comentários:

pb disse...

Guerreiro, desculpa-me a franqueza, mas gosto mais de te ler em prosa...um abraço e bom domingo

P. Guerreiro disse...

Não precisas pedir desculpa, a franqueza acima de tudo. Um abraço e bom Domingo para ti.

Titá disse...

Easy Rider... Gostei da rebeldia, da informalidade e da humildade deste poema.
Um beijo

Anónimo disse...

A arrogância de quem quer copiar alguém e ser...poeta? Lol
Deixe a loucura para quem na solidão sabe fazer suar a demência das palavras e pôr o poeta a falar.

P. Guerreiro disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
P. Guerreiro disse...

Agradeço ao anónimo o alerta para a arrogância...
Não lhe dou no entanto o direito de me negar a loucura...Nem tem muita lógica...
O comentário anterior era meu e só continha o agradecimento. Achei no entanto que para um anónimo o conselho era manipulador...