2007-05-26

Para além do Tejo

Espelho, espelho meu, existe alguém mais burro que eu?
Eu nasci para ser cão, não um burro! Cabrão de espelho…Que teimosia em duplicar-me com orelhas grandes, espetadas, olhos grandes, negros, estúpidos.
Costumo ladrar desencontrado com os outros, para me ouvir, para afinar o meu gemer canino, fazer-me de cão. São cascos senhora, são cascos, as extremidades que me unem ao chão e embora eu esteja convencido de que estou a uivar, será a voz de um burro o que de mim sairá…Eu até já estou habituado à ideia, desiludido mas habituado, acomodado.


Hoje é o deserto, alguém que me alerta, “Vives num deserto, não tens hospitais, não tens escolas, universidades, comércio, pessoas…Não existes e assim vais continuar, nómada da minha indiferença”. Obrigado Sr. Ministro, agradeço-lhe pelo que tenho de mais sagrado, a sua falta de atenção, a sua insensibilidade, a sua falta de educação. O que somos nós a Sul do Tejo, aquele terço de Portugal que se estende até ás praias do Algarve onde tudo muda?
O Sr. Doutor Almeida Santos é peremptório, venham os terroristas, destroem-se as pontes e pimba, toda a segurança nacional fica ameaçada…Ou Ota ou morte!
Espelho, espelho meu existe alguém mais camelo que eu?
Não tenho particular apreço por aeroportos e aprecio o esforço dos responsáveis governativos por me confundirem com a paisagem, sou apenas aquela coisa à beira da auto-estrada ou por detrás da colina…Lá mais dentro no planalto ou do outro lado, para junto do Oceano Atlântico.
O engano, a inconveniência, o deslize, o fugir a boca para a verdade. Desta vez não me posso queixar, são eles próprios que o dizem, país pobre, de baixos salários, que precisa de flexibilizar-se…E tanto que nós temos sido flexíveis…
Há quem diga que estes momentos de reflexão, em que são apanhados os nossos ministros, são perfeitamente normais. Pela minha parte considero-os úteis, quase as anotações de Napoleão no “O Príncipe” de Maquiavel. Aprende-se muito nas entrelinhas.



Eu que nasci para ser cão acabar assim, burro de burrice inteira, asno assumido, instrumento de carga de mercadoria desconhecida.
Também já me explicaram que não é obrigatório o crescimento económico ter reflexos na vida da maioria dos cidadãos, que o serviço nacional de saúde foi sabotado por terroristas internacionais, os mesmos das pontes sobre o Tejo (eles andam ai!...) e que a sua reconstrução vai ter a minha contribuição, se entretanto não me despedirem, ou dispensarem, ou desligarem…Parvoíce…Eu sou um burro e os burros não se desligam…Abatem-se!
É isso mesmo! Sinto-me como um burro…A presidência europeia, a presidência da rosa, as pétalas simbolizando os países da união sobre o azul do mar…
E eu burro com pretensões a cão, ladrando, zurrando…Acudi ao paço Real que matam o burro!

Foi o comentário da semana pelo inventado repórter Paulo Guerreiro, enviado especial no deserto para além do Tejo.

4 comentários:

jawaa disse...

Gostei de ler, gostei do humor, gostei do espaço.
Voltarei com mais tempo, que nem sempre sobra.

pb disse...

gostei desse teu humor, mas primo tens que compreender que altos valores patrióticos ( leia-se monetários ;-) ) se levantam ( mas só para alguns...)porque doutra forma, não compreendo a teimosia deste governo democratico ( ups, desculpem se me enganei....) em fazer o aeroporto na Ota, quando tinha opções mais baratas, mais perto e melhores ( no tal deserto, onde o unico camelo parece ser ele...), um abraço e bom fim de semana

PS: deu hoje nas noticias da Sic, o outdoor que a JSD de setubal vai colocar sobre este assunto, está no mínimo excelente...

Titá disse...

Oh tu, nómada, que circulas aí por esse desero àrido e solitário, abandonado e desprezado, deixa-me dizer-te que te adoro muito e que daria tudo para ir viver para ao pé de Vós, no meio dessa areia toda, onde a inteligência reina e o humor é sua prova, até nos momentos mais infelizes deste nosso país.

Quanto ao asno...do Ministro, condená-lo a mudar-se para o deserto seria um prémio à ignorância... desprezá-lo será por enquanto ,a solução, pois vozes de burro não chegam ao céu...

ai ai que ainda me mandam suspender.
Bjs e aquele abraço

Suga_Mentes disse...

Algum crédito temos de dar a esse gajo , pelo menos diz o que pensa ...
Puta de mania das grandezas , passar fome para andar vestido com fatos Armani ...