2006-07-11

História de uma derrota



Caminhei pelo passeio até ao fundo da rua, estreita, húmida, e segui em frente. Podia ter virado à esquerda, à direita, mas não, fui em frente.
Sabia o caminho, assim como sabia que tinha de pedir um táxi, ás seis…Horas…
Entrei. Pedi desculpa e entrei, e sentei-me. O espaço estava vazio, frio, traga-me uma…Cerveja! Esperei enquanto observava o empregado, vagaroso, o cuidado, o chegar ao balcão…Entregou e recebeu, agradece sem olhar. Lá fora a manhã prepara-se para nascer…
Foi em 1984 e estava na praia, fomos a prolongamento e perdemos e nem por isso o sol deixou de se pôr, lento, mergulhando na água com um braço de fora…Adeus!
A viagem foi calma, rápida, as artérias lisboetas estão desimpedidas e a cidade cansada. Trago a bandeira na mão…O coração deixei-o lá…Em frente ao ecrã!
Repetiu-se em 2000…Para o Europeu. Também prolongamento, de repente uma mão…Mão?!?!? Não acredito!! Ninguém acredita! Chora-se, berra-se, protesta-se, jura-se vingança…E a bola lá dentro, no fundo da rede, a confusão, os insultos, os cartões, a bandeira debaixo do braço, o café vazio…
Desta vez foi na rua…Com o sol a morrer… E com ele a esperança, guardada vinte e dois anos…Ainda pensei ir logo para casa…Mas vi tanta gente triste…Bebi por eles e por mim e por Portugal e por mais umas tantas razões.
Estou a chegar, já vejo a cama, é esta a altura em que me interrogo, “Porquê? Porquê este sofrimento, esta angustia?” e descubro que estou feliz, que me sinto fazendo parte de alguma coisa, mesmo na “desgraça”, talvez um dia seja pela causa certa…


P.S. Não é autobiográfico mas identifico-me com o espírito.

5 comentários:

Titá disse...

O espirito é sentir algo em conjunto, a união de um povo em prol de algo... ainda que considere esse algo o mais futil dos algos, também compreendo o espirito...

Será que me fiz entender?!?

P. Guerreiro disse...

Fizeste sim querida mana. De tanto tentar-mos e porque possuimos o espirito vale a pena continuar e não me refiro só ao futebol mas a tudo em que nos empenhamos.
Um beijo grande!

naturalissima disse...

Muito interssante esta viagem. Começa-se a ler e não se pára pois há existe sempre algo que nos leva a querer saber o final desta breve viagem, carregada de emoções, de lugares comuns, de pessoas, atitudes, vivências, entusiasmos.
Pois existem por ai muitas histórias, não nossas, mas por sermos seres humanos, semelhantes nas nossas diferenças, faz com que nos identifiquemos com elas...
Pois gostei muito de passar por aqui. Gostava mais de ter tempo para ler mais e mais por ai fora, pois temos encontrado blogs que valem a pena acompnhar. O teu é um deles.
Um beijinho
Daniela

lo disse...

Ola
obrg por retribuires a visita
olha sofrestes mesmo ai ai homens,
eu tambem fiquei com pena...
se nao te importas eu vou te linkar no meu blog
assim posso vir sempre
:)))))
beijoooooooooooooo

Miguel Baganha disse...

Idem aspas...

Só pra deixar um abraço, amigo Guerreiro.

P.S. se puderes passar no blog da Naturalíssima, procura por "Juka", no post anterior.É alguém cujo filho vai ser operado a um tumor cerebral, ela deixa um apelo para que todos façamos uma corrente positiva pelo sucesso da operação.
Obrigado ;-)