2006-09-04

Homem (oração humana)




Homem de barro, Homem pedra,
Granítico evento.
Aqui vou eu,
Peito quilha,
Cinzento, frio.

Simbiose da terra que me viu nascer,
Aqui estou eu para procriar,
Para celebrar o que vem,
Para chorar o que vai.
Superlativo de mim mesmo,
No limite do que posso,
Eis a minha doação!

Ai se tudo isto fosse verdade!
Se pudesse afirmar que tudo fiz…
Contemporânea agonia,
Histórica culpa…
Adão de seringa na mão…
Eva diz que espera…Hoje.
O que seria a maçã,
Afrodisíaco vegetal
Ou premonição fatal?

Homem corda, Homem fútil,
Multiplica-te,
Gera-te em exponenciais numéricos e
faz de ti próprio as amarras que te hão-de matar.
Deixa-te ser para sempre eterno,
Sempre com medo de olhar,
Sempre com os mesmos medos.

Homem sonho, quanto tempo me resta?...
Homem técnica, Homem luz,
Homem caleidoscópio, dono do bem e do mal,
E de todas as outras cores.
Hoje és exército e matas,
Amanhã és médico e curas,
Fazes a paz para fazer guerra.
Homem silêncio que tudo oculta.
Às vezes tenho vergonha de ti…

9 comentários:

naturalissima disse...

Sublime!
"...Hoje és exército e matas,
Amanhã és médico e curas.
Fazes a paz para fazer guerra.
Homem silêncio que tudo oculta.
Às vezes tenho vergonha de ti..."

Natureza humana é ainda cruel e primitiva.

Tiro-te o chapéu por este fabuloso poema.
Um beijo, amigo
Daniela

lo disse...

Olá meu querido
desculpa a minha ausencia mas, tenho tão pouco tempo.
Eu trab muitas horas seguidas,que nem sempre da pra ir visitar todos .
eu agradeço te por gostares deste post, foi so uma brincadeira que achei engrançada e aceitei o desafio.
Mas tentei falar um pouco de mim, sem que ficassem a saber mesmo hihihih
é bom haver um pouco de mistério
olha meu amigo eu escolhi agora ser eu mesma a escrever , e espero nao te desiludir, pois os outros poemas que eu escolhia eram sem duvida divinos.
deixo te o meu
:)))))))))))
beijooooooooooo

pb disse...

homem, homem...ser vivente neste planeta azul. Até quando ???? Um abraço

Titá disse...

Fantástico !
Poema divino!
às vewzes tenho tanto orgulho de ti ;-)
( sempre, ehehehe)

Miguel Baganha disse...

Acabei de ler o teu " conto em 3 páginas ", amigo Guerreiro ...

Um história com um enredo extraordinário, onde a riqueza de adjectivos que utilizas, nos transporta para a acção com enorme facilidade... até consegui sentir o cheiro dos óleos e da terebentina...

Acho que este material( ficcionado? ) daria um guião excelente para um thriller cinematográfico.
Parabéns, Paulo...

Um abraço,

Miguel

Miguel Baganha disse...

" Homem corda,
Homem fútil,
Multiplica-te,
Gera-te em exponenciais numéricos e
faz de ti próprio as amarras que te hão-de matar.
Deixa-te ser para sempre eterno,
Sempre com medo de olhar,
Sempre com os mesmos medos. "

( P.Guerreiro )

O Homem, que vive dedicando a sua curta existência a causas mesquinhas...inúteis, ignorando por completo o seu valor real, o seu valor intrínseco.

O que será preciso para o Homem compreender a sua verdadeira essência???

É bom lêr-te, amigo Paulo...

Obrigado pela oração que nos deixas...um grande abraço,

Miguel

naturalissima disse...

Vim agradecer os teus excelentes comentários deixados no meu espaço.
Gostaria de manifestar a minha admiração, pela capacidade e qualidade das tuas análises e observação sensível em relação ao meu trabalho.
beijo
Daniela

Titá disse...

Não Mano, não tens mau feitio.És realista. Tudo o que disseste concordo e subscrevo, mas não posso cruzar os braços, justificando-me com : isto é pouco, isto não chega ou pior, isto não vai dar em nada.
Sei que não é por si só uma solução, mas é um dos caminhos. Até sei, por erxperiência, que a maior parte das petições caem em saco roto, mas não posso deixar de fazer o que quer que seja só com essa realidade de uma sociedade civil demissionária.
Tenho que fazer algo. Quem sabe muitos algos, muitas vezes acabem por dar em algo?
SAbes como sou critica para a sociedade. Sabes como refilo, reclamo, me revolto...mas só o posso fazer se sentir na minha consciencia que fiz qq coisa para mudar.
Prefiro fazer pouco do que fazer nada...mas acredita que mesmo este pouco que hoje faço, faço-o com plena consciencia do seu fim... Beijos

Miguel Baganha disse...

Obrigado pelo comment, Paulo!

É bom vêr-te por lá...

Espero vêr-te mais folgado de trabalho num futuro breve...

Fica com um abraço deste amigo que te admira,

Miguel

Uma música que estava a ouvir:

" For my lover " Tracy Chapman

Two weeks in a Virginia jail
For my lover, for my lover
Twenty thousand dollar bail
For my lover, for my lover

And everybody thinks
That I'm the fool
But they don't get
Any love from you

The things we won't do for love
I'd climb a mountain if I had to
Risk my life so I could have you
You, you, you...

Everyday I'm psychoanalyzed
For my lover, for my lover
They dope me up and I tell them lies
For my lover, for my lover

And everybody thinks
That I'm the fool
But they don't get
Any love from you

The things we won't do for love
I'd climb a mountain if I had to
Risk my life so I could have you
You, you, you...

I follow my heart
And leave my head to ponder
Deep in this love
No man can shake
I follow my heart
And leave my mind to wonder
Is this love worth
The sacrifices I make?

Two weeks in a Virginia jail
For my lover, for my lover
Twenty thousand dollar bail
For my lover, for my lover

Everyday I'm psychoanalyzed
For my lover, for my lover
They dope me up and I tell them lies
For my lover, for my lover

And everybody thinks
That I'm the fool
But they don't get
Any love from you

The things we won't do for love
I'd climb a mountain if I had to
Risk my life so I could have you
You, you, you...

Sempre gostei desta música... há que tempos não ouvia isto...

Se não conheces, escuta que vale a pena...

Curte fixe...e desculpa a seca, ehehe...